terça-feira, 7 de maio de 2013

Nota sobre o caso do traficante "Matemático"


clique para aumentar
Ok! A Globo é uma merda.
Concordo com isso e por isso não assisto! Nunca!
Fico sabendo de certas coisas através do Facebook, que aliás, estou tratando de filtrar com mais critério de uma semanas pra cá. Mas, a tempo, essa imagem me chamou a atenção por ter sido muito compartilhada, e sempre seguida de comentários absurdo, carregados de ódio e desprezo à vida.

Mesmo discordando com a mensagem dessa e de outras imagens que foram compartilhadas massivamente exatamente com o mesmo teor equivocado, em uma coisa posso concordar com esse povo. A Globo é mesmo uma merda! Mas falando estritamente desse caso, por que podemos afirmar isso? 

Porque a própria Polícia tá investigando o caso, por iniciativa própria! E a própria Polícia mudou o armamento e a abordagem em situações como essa após esse caso, quando viu o quanto a operação poderia ter sido desastrosa.
A grande mídia aproveita aí pra continuar disseminando a distorção do conceito de "Direitos Humanos" e a desqualificação do Ministério Público. Fazendo o povo crer que esses são amigos de bandido.
Quanto ao caso de Boston... Isso foi um absurdo! Polícia ser elogiada por matar terrorista??? Aliás, dito terrorista!
Um indivíduo realmente perigoso e com envolvimentos relevantes, seria considerado uma joia quando capturado por uma polícia honesta e inteligente (por aí podemos supor que aqueles ditos terroristas não eram tão perigosos e articulados assim, ou que a polícia não é nada inteligente e investigativa). Imagina se você captura alguém de uma organização que você REALMENTE quer combater! Certamente você vai tentar conseguir dele o máximo de informações! Isso é básico! Conhecimento é poder, certo? Do ponto de vista estratégico, matar um inimigo nessas condições é um prejuízo incalculável.

A Globo é uma merda porque faz o jogo dos poderosos! Dos imperialistas, daqueles que só querem concentrar poder e que não simpatizam com o conceito de Direitos Humanos, "valorização da vida", "liberdade individual". A Globo faz o jogo dos que estão tirando poder do Ministério Público, e aproveitam reportagens como essa para fazer com que tanta gente boa passe a defender que bandido bom é bandido morto, pura e simplesmente.

Essas cenas da perseguição e tiros nos remete a imagens excitantes de vídeo-games, são imagens estimulantes, em que o jogador vibra atirando a esmo. Sem economizar munição (que é virtual), mas na vida real cada bala é um risco a ser considerado. Mas a gente vibra vendo os jogadores reais caçando os bandidos, e não pensamos no perigo, na falta de métodos, na falta de estrutura de segurança. Na falta de um pensamento estratégico e tático calcado sim nos Direitos Humanos. Isso não representa deixar um bandido fugir, ou nunca matar, mas no desenvolvimentos de políticas, estratégias, táticas, métodos, e até, pontualmente, escolha de um armamento mais apropriado. Não estavam caçando uma lebre no deserto!

Será que a Globo realmente queria colocar a população contra a Polícia? Se foi, o tiro saiu pela culatra. Mas pense, criança: A Globo não dá ponto sem nó! Ela sabe exatamente como a massa vai reagir. Sempre sabe! A Globo entende a ciência da manipulação como poucos! E a reação que vi por aqui foi massiva e homogênea. O que me causou imediata desconfiança. Será que a Globo (bobinha) deu bola fora e a massa (politizada) reagiu com inteligência? Hum... Estranho!

O que realmente me parece, é que a Globo mais uma vez deliberadamente joga a população contra a militância dos Direitos Humanos, contra o próprio conceito, e contra o Ministério Público. E a Globo mais uma vez teve sucesso, e foi genial em fazer isso, fazendo os tolos crerem que ela pretendia o contrário, fazendo os tolos crerem que ela está do mesmo lado de quem na verdade ela só quer ridicularizar.

Princípio básico de manipulação: Encuque no outro a opinião que for conveniente a você, mas faça isso de forma que pareça que a opinião partiu dele mesmo. Se possível faça com que pareça que a sua opinião é contrária à dele. Como? Use argumentos tolos e disfarçadamente dê de bandeja todas as ferramentas para que ele possa contra-argumentar e chegar à opinião que é verdadeiramente a sua. Se posteriormente você precisar se juntar a ele (na sua própria opinião), faça com que pense que te convenceu. A satisfação de te convencer reforçará mais ainda a nova certeza nele! Será a cereja sobre o bolo!

Quem se posicionou pontualmente (e virtualmente) contra a Globo nesse caso, certamente continuará sendo um fiel telespectador, porque está em sintonia com ela! Nesse caso especificamente, a Globo se colocou no mesmo pacote dos "Direitos Humanos" e do MP, mas quem sai queimado? Quem sai queimado? Amanhã a Globo seguirá com sua programação sedutora e recuperará instantaneamente a sua absoluta simpatia. Sua fidelidade. Você vai continuar assistindo seu futebol, seguido do jornalismo ou entretenimento desprovido de bom gosto e boas intenções. Quanto a Polícia: essa saiu bastante fortalecida! Tem dúvida? Dê uma olhada no Facebook!

Um povo que ama o braço forte do opressor, é o que querem conquistar mais e mais! Spray de pimenta na cara de manifestante é refresco pra quem tá confortável no sofá. E o errado é sempre o manifestante! Afinal, devia estar em casa ou no trabalho! Nunca questionar! Nunca lutar! Em épocas de mudanças tão desastrosas para a sociedade, nesse momento em que a especulação imobiliária e outras frentes do capitalismo selvagem tem usado tanto a força policial, é importante que quem questione seja ridicularizado, e que tenhamos a Polícia como algo incontestável, até divino (analisem o caso da novela "Salve Jorge": uma mitificação deslavada da imagem dos militares em geral)! E vão me dizer que a Globo é contra a Polícia?

Vejam quantos compartilhamentos a favor da operação, que na verdade nem são a favor da operação, mas contra o questionamento, e reflitam!
A Globo e a publicidade em geral está 200 anos a frente da nossa psicologia.
Fica aqui o meu elogio a alguns membros da Polícia Civil, por analisarem cautelosamente essa operação e aprenderem com ela. Ao Ministério Público e à Comissão de Direitos Humanos da ALERJ por cobrar essa revisão no caso. Analisar, pensar, rever essa ação só pode ser bom! É bom pra sociedade, é bom pro policial bem intencionado, e a coisa pode continuar complicada pro bandido, mas sem um risco desnecessário para a população local. A truculência nunca resolveu.

E pra Rede Globo fica meu eterno repúdio, extensivo às "opiniões" homogênicas de seus telespectadores (fiéis ou em potencial)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário